-
Arquitetos: Agustín Pereyra, Inocente Colectivo, Rojkind Arquitectos
- Ano: 2017
-
Fotografias :Jaime Navarro
-
Fabricantes: AutoDesk, Piacere
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na Casa Pasiddhi, o que seria o programa arquitetônico tradicional de uma residência se torna um projeto de percursos. Tudo acontece através das escadas e circulações contidas em um sólido volume labiríntico com diversos acessos onde sua rota acontece sob uma penumbra, sendo apenas iluminada por entradas de luz zenital.
Localizada na Hacienda de Valle Escondido, Estado do México, em uma zona residencial caracterizada por casas de estilo campestre moderno, a Casa Pasiddhi se revela como um vestígio pétreo e introvertido, revelando apenas algumas características de sua volumetria sólida e brutalista.
Ao cruzar uma superfície vazada de madeira vertical, que mal divide a rua da propriedade, surge o volume de concreto negro estriado, contendo as conexões horizontais e verticais. O volume se ergue, liberando o jardim e revelando diferentes espaços na casa entre a vegetação abundante e selvagem.
O elemento serpenteante forma no centro da casa um jardim de contemplação sobre o qual pairam os quartos e as áreas de reunião da família com vista para o pátio por onde se acessa o hall de entrada. A entrada na casa revela o jardim principal onde estão concentradas todas as vistas e atividades sociais da família. O volume que contém as circulações à maneira de uma parede protege os espaços de reunião e descanso das vistas dos vizinhos. Este elemento multiplica sua função, funcionando como circulação, proporcionando privacidade e definindo pontos de vista, dando ao projeto sua total intenção volumétrica.
Ao entrar em cada ambiente, encontramos espaços iluminados envidraçados com acabamentos claros e vistas amplas. Nas áreas externas o oposto acontece, os espaços que são delimitados, enquadrados ou cobertos pelo volume que se ergue e serpenteia, criando múltiplas experiências em um jardim que convida a caminhar por ele para descobrir as diferentes facetas da casa.
O projeto utiliza apenas três materiais: concreto, madeira e vidro. O concreto é apresentado em 2 cores e texturas: cinza com acabamento polido para as paredes dos elementos de serviço e concreto escuro com acabamento em ziguezague para reforçar o gesto de abraço do projeto.